Membrana Plasmática é a estrutura celular que delimita a célula, aí em cima temos a representação de uma delas. As moléculas cinza com " rabinhos" vermelhos são lipídios e as grandes "bolas" verdes são proteínas. Por isso se diz que a constituição da Membrana é LIPO-PROTEICA ( Lipídio+ proteína).
Sua principal função é selecionar o que entra e sai da célula assim, dizemos que a membrana é seletiva. Existem vários tipos de transporte através da membrana sendo o mais estudado aquele conhecido como OSMOSE, em que a água atravessa livremente a membrana para equilibrar a concentração de sais em um dos seus lados: interno ou externo. A osmose é a culpada do tomate murchar se temperado com antecedência, da nossa pele enrugar se ficamos muito tempo de molho no banho ou das células vegetais morrerem se ficarem muito tempo sem água.


Nenhum comentário:
Postar um comentário